quinta-feira, 16 de abril de 2009

Relato da Reunião da AMOUR com a Casa Civil da Prefeitura, no dia 15 de Abril de 2009

Essa postagem relata a Reunião da AMOUR com a Casa Civil da Prefeitura na 4a feira 15 de Abril de 2009, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. É da autoria da presidenta da AMOUR Celinéia Paradela Ferreira.


Caros,

Comunico a todos que a votação do Projeto de Lei do Vereador Eliomar Coelho , foi adiada devido ao encaminhamento de uma reunião nossa com a Prefeitura. Explico-me:

Aproveitamos o ensejo do PL do Eliomar para criar um fato político e mostrar o poder de mobilização da AMOUR e reforçar nosso pedido de sermos ouvidos.
Nossas estratégias de pressão para que seja aprovado foram muito produtivas.

1º) Coleta de assinaturas: colhemos cerca de 1.500 assinaturas reais e mais de 300 virtuais, o que mostra um respaldo popular para nossa luta.

2º) Recebemos apoio de duas Associações vizinhas: a ALMA – Associação de Moradores da Lauro Muller e AMALEME -Associação de Moradores do Leme

3º) As visitas da nossa diretoria a todos os gabinetes dos vereadores, pedindo seu apoio ao projeto, foram extremamente positivas, tanto que o Vereador Adilson Pires, líder do prefeito, disse a dois dos nossos Diretores que queriam conversar com a gente porque o Prefeito acha o IED um ganho para o Rio.
Em seguida o Chefe da Casa Civil da Prefeitura ligou para o Eliomar pedindo um encontro com ele e com a gente, antes da votação do PL.
Concordamos e fomos ao seu gabinete, o Guerra, o Janot e eu (disseram que só poderiam ir 3 pessoas), juntamente com o Eliomar e dois de seus Assessores: a Denise e o Jorge.
Fomos recebidos pelo Chefe da Casa Civil Pedro Paulo Carvalho Teixeira, pelo Muniz, Vice-prefeito, pelo Secretário Municipal de Transportes Alexandre Sansão e um urbanista da Prefeitura.

O Chefe da Casa Civil começou a falar que o IED seria muito importante para o Rio e que teríamos que encontrar uma solução para o estacionamento.
Percebemos duas coisas: que eles estavam a Prefeitura está com um abacaxi nas mãos: e com jogadas políticas, interesses eleitoreiros, pressões externas, e eles estavam pressionados para resolver a questão e que não demonstravam saber quase nada sobre a forma ilegal e autoritária com que foi feita a cessão do imóvel ao IED.

Para lhes mostrar a falta de opções para aumento de fluxo de trânsito e de local para estacionamento no bairro estendi sobre a mesa uma grande foto da Urca, (de mais de um metro), feita por satélite, oferta do morador Antônio Piva cuja empresa, a Embraero, trabalha com esse tipo de fotografia.
Essa foto falou mais do que nossas palavras e, através dela, pudemos mostrar o absurdo de se pensar em colocar uma escola de tal impacto na Urca. Ficaram muitíssimo impressionados e inclusive pediram para ficar com a foto, o que permiti, pois já havia sido previamente autorizada pelo Piva para tanto.

Por fim o Chefe da Casa Civil disse que esse era o 1º contato conosco e que teriam em seguida um encontro com o IED, voltando depois a dialogar com a AMOUR.

O Eliomar disse então que pediria novo adiamento da votação do Projeto de Lei, para continuarmos o debate sobre o assunto.

Perguntei-lhes o que eu deveria responder para os quase 2000 signatários do abaixo assinado e do Petition on Line.
Disseram-me que poderia informar que nada seria imposto ao bairro sem negociação e que não dariam alvará nem permitiriam o funcionamento do IED enquanto durar esse processo de conversa conosco.

Estávamos ali muito bem representados pelo Guerra e o Janot com as competências específicas de cada um e pelo Eliomar e seus Assessores que defenderam nossos interesses o tempo todo.

Na minha avaliação avançamos muito hoje nessa conquista de terreno com a nova administração da cidade. Não considero, porém a causa ganha, apenas que avançamos bastante no processo e a luta continua,

Parabéns a toda a Diretoria guerreira da AMOUR e a tantos moradores que nos apoiaram, divulgando a Petition on Line, colhendo assinaturas e visitando em grupo os 51 vereadores em busca de apoio.

Abraços,
Celi

Nenhum comentário:

Postar um comentário