quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Descaso da CEDAE na Urca

Muitos moradores da ladeira São Sebastião, na Urca, vos dirão, com cara de pesadelo, que a bomba que garante o abastecimento de sua rua já teve dias piores. Mas parece que os velhos, e, no caso, maus, tempos, estão querendo voltar.
Para explicar a falta de água na rua considerada a mais antiga da cidade, a saudosa CEDAE, alega, essa 4a feira 27 de janeiro, os problemas elétricos de Gandu, que, além de terem deixado, na terça, o Rio de Janeiro e a Baixada inteiros sem água, também teriam sido fatais para a bomba da São Sebastião.
Mas há outros problemas para os quais será mais difícil culpar Gandu.
Para ilustrar nossa demonstração, vamos usar os próprios lemas auto-elogiosos que a CEDAE reza em sua mensagem de (longa) espera quando ligamos para o serviço de atendimento no 0800 28 21 195.

"O principal resultado do trabalho da CEDAE é saúde"
Essa afirmação nos parece uma inverdade, quando a confrontamos com as fotos de um post precedente, mostrando uma "sangria" de esgoto, ou seja, imundície atirada diretamente no mar para se livrar de um entupimento, operada praticamente em frente à Igreja da av. Portugal, no dia de São Sebastião, em plena tarde, ao lado de uma das praias mais lotadas de crianças no Rio. Pelo que sabemos, o resultado de tomar banho em esgoto é risco de doenças graves, ou seja, o justo contrário de saúde.
Porque, para a CEDAE, são "as ligações clandestinas" (leia-se: feitas pela população, por nós) que "prejudicam a todos, comprometendo a saúde de nossa população, e de nossas famílias, além de ser crime punido em lei". Como qualificar, então, a tal sangria, ao lado de uma praia lotada de crianças? Não se trata, também de um crime, por exemplo de um crime ambiental, e de crime contra a saúde pública? Ou a CEDAE está acima da lei? "Antes de reclamar do valor excessivo de sua conta, certifique-se de... qualquer tipo de vazamento de água..."
Pois bem, vamos seguir a lição da CEDAE:
como mostram as fotos abaixo, tiradas em frente da Escola Britânia, na avenida Pasteur, há, em plena escassez de água, um tremendo vazamento, no mesmo lado do passeio desse estabelecimento, e isso há mais de um mês, pelo que diz o segurança da escola, Fabrício. Foto do local:

Ainda bem, moradores e moradoras da Urca estão ligando para a própria CEDAE para evitar que ela jogue fora nosso dinheiro e nossa água. Assim, a CEDAE acusa as "ligações clandestinas" que "impedem a CEDAE de prestar um melhor serviço". Mas a realidade mostra que, além de ter que arcar com os "gatos", os clientes também têm que pagar pela falta de manutenção da rede de água da própria CEDAE. Informamos à CEDAE que não há ninguém impedindo-a de consertar o vazamento, pelo contrário.
Vejam as fotos do vazamento:

Poça, e provável dengue. Culpa da população, outra vez?





Nenhum comentário:

Postar um comentário